92 3636-6053
santuariodefatimaam@gmail.com
Alegria pelo chamado, disponibilidade para a nova missão e confiança em Deus é o resumo do que expressou Dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus que foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Parintins na manhã desta quarta-feira (21/12). Ele declarou durante a coletiva de imprensa ocorrida na redidência arquiepiscopal sua gratidão por continuar no Amazonas e poder dar continuidade ao ministério de Dom Giuliano Frigeni, que esteve à frente desta diocese por quase 24 anos.
“Expresso minha alegria e disponibilidade em continuar o ministério episcopal de Dom Giuliano Frigeni, missionário do PIME, italiano, que aceitou ser o bispo de Parintins há quase 24 anos. Estou contente em continuar aqui no Amazonas, pois sou daqui, do clero da Arquidiocese de Manaus, há 26 anos, e há 6 anos eu fui chamado para ajudar no ministério episcopal de Dom Sergio Castriani. Agradeço a convivência com os bispos de Manaus. Cada bispo que é chamado pra uma tarefa, antes de tudo testemunha uma comunhão. Aqui temos um episcopado muito unido na região e eu louvo a Deus por poder continuar aqui, pois Parintins faz parte desta região metropolitana”, destacou Dom José durante a Coletiva de Imprensa realizada na manhã do dia 21 de dezembro.
Em carta enviada à Diocese de Parintins, Dom José destacou a alegria de poder continuar no Amazonas, e sua confiança no chamado que receba para esta missão. “Compartilho com todos vocês a minha alegria e plena confiança no chamado de Cristo para esta nova missão. Agradeço a Deus e ao Papa Francisco por me permitir continuar servindo a Igreja que está na Amazônia”, destacou.
O bispo eleito de Parintins também destaca que este é um desafio, mas se coloca à disposição para exercer seu ministério inspirado em Dom Giuliano Frigeni a quem irá suceder. “Aceitei este desafio, em comunhão com o ministério episcopal de Dom Giuliano, que tanto amou e serviu esta diocese nestes quase 24 anos como um pai zeloso e abnegado. Seu ardor missionário é, para mim, motivo de inspiração e de inquietação evangélica. Desejo colocar-me à disposição de todos, com especial atenção aqueles que nos mostram o rosto desfigurado de Cristo Crucificado. Espero contribuir no caminho sinodal que trilhamos no Regional Norte 1 da CNBB, em sintonia com o magistério do Papa Francisco e com o episcopado em nosso país”, declarou.
Sobre Dom José Albuquerque de Araújo
Nasceu de Manaus, Amazonas, no dia 17 de junho de 1968 (54 anos), é filho primogênito de Edilson Caranha de Araújo (in memoriam) e Rita Albuquerque de Araújo. Foi admitido no Seminário São José (Arquidiocese de Manaus) em 19 de fevereiro de 1989.
Vida Acadêmica:
Ordenação:
Atuação pastoral:
Passou pelas seguintes paróquias/áreas missionárias
Santuário Nossa Senhora de Fátima
Setor
Setor Centro Histórico